ESTUDO BÍBLICO PARA OS CASADOS

19-10-2011 14:00

IGREJA BATISTA REGULAR DO REDENTOR / ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Pr. Rodrigo Rezende dos Anjos - Agosto e Setembro de 2011

 

I - INTRODUÇÃO:

      Em nosso dia temos visto a família sendo bombardeada por Satanás. A intenção das investidas do Maligno é fragilizar essa instituição criada por Deus que é a base da Igreja e da sociedade. Vez que a família perde a sua força, distanciando-se dos princípios da Palavra de Deus e ficando desestruturada, a coletividade e a Igreja também tendem ao enfraquecimento, ficando cada vez mais longe dos fundamentos, princípios e dos valores estabelecidos pelo Senhor.

      Cientes de que a família é criação de Deus e que está sofrendo constantes ataques por parte dos nossos inimigos, O diabo, o sistema mundano e a nossa própria carne, é preciso militar em favor dos padrões estabelecidos nas Escrituras. Se faz necessário o estudo sobre a vontade de Deus em relação a família, tocando em alguns aspectos tais como: a sua origem, a sua estrutura, o papel de cada um dentro do lar, a importância da comunicação, os princípios para criação de filhos, o relacionamento físico, etc.

      A intenção não é esgotar esses assuntos, pois são fontes inesgotáveis as quais precisamos sempre estar recorrendo. Mas podemos lembrar algumas coisas, se aprofundar em outras, conhecer algumas novas e o mais importante tentar colocar em prática tudo que passamos a conhecer, para que, conforme Tiago, não sejamos ouvintes negligentes que enganam a si mesmos, mas operosos praticantes (1.22).

 

II – O MISTÉRIO DO RELACIONAMENTO ENTRE CASAL

 Provérbios 30.18,19

      O caminho do homem com uma donzela, no sentido original, significa literalmente o homem viril e a donzela, sendo donzela a jovem virgem que ainda está  sob os cuidados do seu pai, vivendo em sua casa. O caminho do homem com uma donzela é classificado pelo autor como algo maravilhoso demais para ele, algo incompreensível. Neste capítulo Agur está fazendo uma reflexão a respeito da incapacidade do homem para compreender certos acontecimentos na natureza, os caminhos e a sabedoria de Deus. De fato, por mais que possamos pensar, refletir, filosofar, questionar, jamais poderemos compreender exatamente as coisas, por estarem repletas dos mistérios de Deus.

      O que acontece entre um homem e uma mulher em um olhar, em uma primeira aproximação, em um relacionamento que vai ficando mais sério até se transformar em uma união conjugal que leva o casal à unidade tornando-se os dois uma só carne, é ainda um mistério em muitos aspectos. Tudo o que está envolvido concernente aos sentimentos, emoções, decisões, ações e reações é algo fora da nossa total compreensão. Esta conexão entre duas pessoas que acaba criando um compromisso para formar a família e que gera filhos como fruto dessa união é algo maravilhoso demais para se compreender.

      Para e tenta se lembrar da primeira vez que vocês se viram, o instante que começaram a se interessar um pelo outro, o momento em que os olhares se cruzaram e fixaram-se  como se um campo magnético os atraíssem. As mãos suadas, o frio na barriga, o coração acelerado, a ansiedade, a vontade de conversar por horas, o desejo de ficar juntos o tempo todo, a dificuldade de uma simples despedida por poucas horas, os pensamentos vagando a noite toda e espantando o sono, enfim, tantas coisas acontecendo... paixão, sentimentos, amor, compromisso, entrega, relacionamento, um misto de coisas que fazem parte do caminho de um homem com uma donzela.

      Somente o próprio inventor desses mistérios pode nos fazer entender um pouco e nos ajudar a perceber que tudo não passa de mais um exemplo das maravilhas do Criador.

 

 III - COMO TUDO COMEÇOU

 Gênesis 2.7,18,20-24

(v.7) – Deus criou o homem, com suas próprias mãos utilizando-se do pó da terra, não quis fazer o homem vir a existência apenas com o poder da sua Palavra.

(v.18) – Deus criou a mulher, não era bom que o homem estivesse só. Às vezes pensamos que Deus criou todas as coisas, formou o homem, achou que já estava pronto, mas aí percebeu que Adão estava meio solitário e disse: “Hum, será se não está faltando alguma coisa? o que será? ah, já sei, acho que vou fazer uma companheira para o homem”. No entanto, não creio que foi assim, penso que Deus já sabia o que era ideal e já tinha o plano de criar a mulher, mas escolheu deixar Adão sozinho por um tempo para que ele próprio percebesse a necessidade de uma companheira para que ele ficasse completo.

(v.20) – Auxiliadora que lhe seja idônea – literalmente, uma auxiliadora que lhe atenda ou que lhe respondesse. Era alguém para partilhar responsabilidades com o homem, bem como afeições, era uma pessoa que correspondesse com amor à natureza dele e que pudesse compreendê-lo para que juntos pudessem executar a vontade do Criador.

(v.21) – Assim como Deus criou o homem manuseando o pó da terra e não simplesmente pelo poder da sua palavra, também formou a mulher com suas próprias mãos. Não a fez utilizando-se de outro elemento da natureza (pedras preciosas, pétalas de rosa, água, fogo...), mas retirou uma parte do próprio homem (costela). O que isso indica? Dependência. O homem não está completo sozinho, falta-lhe uma parte. A mulher não é completa sozinha, falta-lhe uma parte. Nem um e nem outro são auto-suficientes, independentes, mas precisam viver em harmonia para que estejam completos. (1ª Coríntios 11.11,12)

(v.22) – “e lha trouxe”. Deus criou a mulher e lha trouxe, ela era um presente dele para o homem. A mulher é um presente precioso e o Senhor a entregou em casamento. Na cerimônia religiosa de núpcias, enquanto o noivo aguarda no altar, o pai da noiva entra com sua filha e a entrega para o noivo, isso mostra que Deus conferiu autoridade para o pai dar aquela mulher em casamento para o homem, assim com Deus entregou Eva à Adão.

 Provérbios 18.22: “O que acha uma esposa acha o bem, e alcançou a benevolência do Senhor.”

     Homens: cuidem bem do seu “presente”, ela é seu bem maior, uma benção de Deus na sua vida. Sinta-se privilegiado e trate-a com amor, respeito, máxima consideração, dignidade e honra. NUNCA JAMAIS - bater, xingar (feia, burra, gorda, magricela,...), maltratar psicologicamente (não a inferiorize), abandonar. A respeito desta última questão enfatizo que em momentos de crises, brigas, os homens muitas vezes escolhem sair de casa, com a defesa de que precisam esfriar a cabeça. No entanto, isso é injusto, pois no momento em que a esposa está mais fragilizada e insegura, precisando que conversem e acertem as coisas é justamente onde ele se ausenta e a deixa se consumindo em tristeza.

(v.23)“... esta afinal ...” – o homem reconheceu que finalmente ele tinha alguém que lhe completava perfeitamente. Essa é uma expressão de empolgação, euforia, pois os seus anseios seriam supridos. Homem/varão – Ish (hebraico), mulher/varoa – Ishshá. A palavra mulher deriva da palavra homem, as próprias palavras estão relacionadas.

      Desta forma estava estabelecido a família, a primeira criada por Deus. Os filhos vem depois e passam a fazer parte, porém em determinado momento os filhos saem de casa e cada qual constitui a sua própria família. É claro que continua mantendo vínculos com seus parentes, mas a família como núcleo, como origem, é aquela formada pelo homem e sua mulher. 

 

IV – PRINCÍPIOS ESTABELECIDOS NO PRIMEIRO CASAMENTO

1. Deixar

(v.24)“Por isso, deixa o homem pai e mãe...”

  • Deixar físico – geográfico, sair da casa dos pais;
  • Deixar financeiro – não depender mais dos pais financeiramente;
  • Deixar emocional – não estar mais preso emocionalmente aos pais.

2. Unir-se

(v.24) “... e se une à sua mulher ...” – Dábaq (hebraico) – aderir-se, colar-se a sua esposa.

“O homem que é o mais forte, é o que deve unir-se a ela. A esposa estará segura quando o marido exercer sobre ela o tipo ou poder amoroso descrito nesse versículo.” (Moody, pag 8)

3. Tornar-se uma só carne / intimidade

(v.24)“... tornando-se os dois uma só carne.” – Não significa perca da sua própria identidade e sim união espiritual, emocional e física. Basicamente trata-se do relacionamento sexual dentro do casamento, no entanto, tem implicações espirituais, mentais e emocionais.

 Gênesis 4.1 – O homem coabitou, conheceu sua mulher – eufemismo para relações sexuais. A relação sexual é a consumação do casamento.

 Provérbios 6.32: “o que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal cousa.”  - É algo tão sério que é loucura buscar um relacionamento extra-conjugal.

(v. 25)“...estavam nus e não se envergonhavam.” – a conjunção carnal conduz o casal à intimidade. A verdadeira intimidade é fruto de um relacionamento sem pecado.

      Além  do aspecto físico tornar-se uma só carne indica que no casamento não deve existir individualismo, partidarismo e sim unidade. É necessário que o casal esteja disposto a se moldar, se ajustar no casamento. Não deve existir considerações do tipo: “Não vou mudar porque você já me conheceu assim”, “sempre fui assim não vou mudar agora”, “sempre gostei desse jeito”, “sempre fiz dessa forma”, esse tipo de coisa só traz á tona o egoísmo da pessoa e a falta de entendimento quanto ao que vem a ser o relacionamento conjugal.

 Filipenses 2.3,4: “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros ”

      É muito fácil ser egoísta e buscar sempre seus próprios interesses, gostos, prazeres e prioridades. Exemplos: 1) algumas vezes só um determina onde a família vai tirar férias, ou passar o tempo de lazer; 2) o cardápio é sempre baseado no gosto de um só; 3) a pintura da casa é escolha de apenas um dos cônjuges; 4) Só um escolhe o programa de TV ou filme; 5) Só um decide como gastar o dinheiro.

     Para atender seus próprios desejos os cônjuges, ás vezes, fazem imposições, birras, chantagens emocionais ou tentam fazer prevalecer sua opinião pela força. Porém tais coisas não devem existir no casamento daqueles que procuram viver de acordo com  a vontade de Deus.

      É comum nos casamentos onde os dois trabalham de forma remunerada que acabam fazendo uma divisão: “meu salário” e “seu salário”, não há unidade. Cada um tem seu próprio ganho, dividem algumas contas e o que sobra cada um decide o que fazer com seu salário. Não é viável fazer tal separação e aquilo que ganham deve ser considerado como a renda da família, e não rendas distintas.

      Para que o casamento seja bem sucedido é preciso que os dois estejam dispostos a se adaptar, se ajustar dentro do relacionamento. Isso é  possível através do amor, consideração e humildade.

4. Permanência

 Marcos 10.7-9: “Por isso deixará o homem a seu pai e mãe e unir-se-á a sua mulher, e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.”

      O casamento deve ser permanente, até que a morte separe o casal.  A perfeita vontade de Deus é que uma vez casados os cônjuges permaneçam unidos. Em contrapartida, hoje em dia, é cada vez mais frequente os casos de divórcios. Muitos até já entram no casamento considerando a possibilidade de se separar caso “não dê certo”.

      Deus não orienta o divórcio em hipótese alguma. Moisés permitiu, por causa da dureza de coração do povo, que por motivo de infidelidade conjugal tal ocorresse. No entanto Deus preza pelo perdão e pelo princípio da permanência.

 Marcos 10. 2 - 12 / 1ª Coríntios 7.10-15

 Deuteronômio 24.1-4

      Conforme RYRIE, Charles, p. 269, “o significado desta passagem crucial sobre o divórcio no A.T. é o seguinte: se ocorrerem os eventos dos versículos 1-3 (i.e, uma mulher for divorciada por seu primeiro marido e casar-se com um segundo homem, que dela divorcie ou morra), aplica-se a restrição do versículo 4 (i.e., seu primeiro marido não pode casar-se novamente com ela). A passagem não pode ser tomada como uma ordem ou permissão para o divórcio; ela apenas regula uma prática já existente. Veja as notas em Mt 19.3-11. Cousa indecente. Isto aparentemente significava alguma exposição repulsiva ou indecente do corpo da mulher, e não adultério (para o que havia um teste prescrito, Nm 5:11-31).”

 Mateus 19.3-9

      Notas do mesmo comentarista, p. 1212:

      19:3 por qualquer motivo. Os rabis estavam divididos em suas opiniões quanto à validade de causas para o divórcio. Os seguidores de Shammai aformavam que o homem não podia obter divórcio de sua esposa a não ser que ela fosse culpada (comprovadamente) de imoralidade sexual. Os seguidores de Hillel eram mais tolerantes, permitindo o divórcio por muitas razões, algumas delas bem triviais.”

      19:4-5 Ao invés de se alinhar com qualquer das duas escolas rabínicas, Jesus citou o propósito divino na criação, de que marido e esposa fossem uma só carne – sendo os corpos o meio para a unidade de parentesco e comunhão, fazendo deste modo o casamento a mais profunda forma de unidade física e espiritual”.

      19:8 Moisés fizera uma concessão com respeito à intenção divina de que o casamento fosse monogâmico e durasse para toda a vida ”.

5. Conclusão – Parte dos Princípios 

     Ao estabelecer a estrutura do casamento, Deus deixou bem claro que ele é: monogâmico, heterossexual, permanente.

 Eclesiastes 4.9-12: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.”

      O casamento ideal é aquele em que o homem e a mulher se relacionam um com o outro e ambos com Deus. Ao aproximarem-se do Senhor, se unem ainda mais um ao outro. Se apenas um se aproximar de Deus, ainda assim o relacionamento entre eles vai melhorar, agora se ambos afastam-se do Senhor ou se um só se afasta, automaticamente estará também afastando-se do seu cônjuge. 

 

                                                     DEUS 
 
  

             HOMEM                                                                          MULHER 

 

V - RESPONSABILIDADES DENTRO DO CASAMENTO

 

  1. MARIDO:

Vejamos qual é  o principal papel do marido no casamento:

  1. - Liderança: Esta é a principal responsabilidade do marido dentro do lar.

 Efésios 5.23: “Porque o marido é o cabeça da mulher como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.”

 1ª Coríntios 11.3: “Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo”.

     Ser cabeça não significa ser ditador, e nem mandão. Isso, na verdade, indica ordem, posição, não significa que o homem seja superior à mulher, mas sim que o homem tem uma posição estabelecida por Deus, em que ele deve ser o responsável pela mulher. KEMP, Jaime, p. 15: “a palavra “cabeça” significa degrau, ordem, classe, posição. Este versículo não significa a superioridade do homem sobre a mulher porque Deus e Cristo são iguais, mas o Pai tem uma posição mais alto do que o filho. Aqui Paulo está falando mais de função do que de posição”.

       Liderar é conduzir a família com sabedoria tomando decisões corretas para o bem da esposa e dos filhos.

1ª Timóteo 5.8: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente”.

      Jaime Kemp apresenta 11 maneiras de como não se deve liderar:

  • O marido ditador – usa sua posição para liderar sua família;
  • O marido democrático – as decisões são baseadas em votações;
  • O marido teimoso – nunca admite estar errado;
  • O marido insensível – não demonstra percepção sábia no lar;
  • O marido silencioso – governa seu lar sem comunicação verbal;
  • O marido explosivo – a família nunca sabe quando ele vai explodir;
  • O marido perfeccionista – exige tudo com extrema perfeição;
  • O marido crítico – em tudo ele vê algo errado;
  • O marido brincalhão – não leva nada a sério;
  • O marido infiel – abala a confiança de toda família;
  • O marido indeciso – nunca toma decisões, sua liderança é passiva.

     O marido deve exercer liderança guiando seu lar na direção certa, observando as seguintes áreas: amor, emoção, espiritualidade, finanças e disciplina. 

  1. – Amor

 Efésios 5.25: “Maridos, amais vossa mulher como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.”

1ª Pedro 3.7: “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.”

      O amor não é um mero sentimento, mas é uma atitude incondicional. Amar como Cristo amou a Igreja significa que o amor devotado a esposa deve além de incondicional, sacrificial, voluntário, total, sem interesses e com propósito.

      Essa orientação foi dada aos maridos, pois estes tendem a se esquecer de demonstrar esse amor no dia a dia. É preciso evidenciar esse amor através de palavras  gestos, como diz Pedro no versículo acima é necessário tratar a esposa com discernimento e consideração.

 

  1. ESPOSA
    1. Submissão

 Efésios 5.22: “As mulheres sejam submissas a seus próprios maridos, como ao Senhor”.

 Colossenses 3.18: Esposas, sede submissas aos próprios maridos, como convém no Senhor”.

1ª Pedro 3.1,2

      A submissão da esposa não significa que ela não tenha sua própria opinião, ou que não tenha sua própria identidade ou ainda que seja escrava de seu marido. Na verdade, a submissão é uma benção, pois dá a mulher os benefícios da proteção, da realização, da segurança e da harmonia no lar. É uma postura de reconhecimento da ordem que Deus estabeleceu e do papel de cada um dentro do lar.

  1. - Respeito ao marido

 Efésios 5.33: “... a esposa respeite a seu marido”

      A esposa precisa tratar o seu marido com dignidade e respeito. Não trata-lo com indiferença ou menosprezando sua opinião e suas decisões. Infelizmente algumas mulheres não entendem essa orientação bíblica e acabam desrespeitando seus maridos e as vezes até mesmo diante de outras pessoas.

  1. - Ser boa dona de casa

 Tito 2.4,5: a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem a seus maridos e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas a seus próprios maridos, para que a apalavra de Deus não seja difamada”.

      É responsabilidade da mulher cuidar bem da sua casa, deixando as coisas em ordem para o bom andamento da família. Ela deve procurar ser uma verdadeira mulher virtuosa (Provérbios 31.10-31)

 

  1. AMBOS
    1. Criação dos filhos

     O casal tem a responsabilidade de criar e educar seus filhos no caminho correto. Ambos são responsáveis para influenciar seus filhos a buscarem e servirem ao Senhor Deus. Além de encaminhá-los por onde devem andar espiritualmente, os pais precisam dar aos filhos boa educação para que saibam se comportar devidamente, suprir suas necessidades físicas e emocionais.

Efésios 6.4: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor”.

      Os filhos precisam reconhecer a autoridade dos pais sobre eles. E como vão reconhecer? A partir do momento que virem o exemplo sem hipocrisia, incoerência e falta de firmeza.

       A obediência dos filhos lhes garante bons frutos e longevidade, portanto devem sempre honrar seus pais e obedecê-los.

  1. Disciplina dos filhos

      Dentro da criação de filhos há a necessidade de discipliná-los. Isto significa que o casal deve treinar seus filhos para que possam agir corretamente, e que quando eles não agem de conformidade com os ensinamentos transmitidos, antes fazendo aquilo que não está de acordo com os padrões de Deus, eles devem ser disciplinados. A disciplina, nesse caso, é um ato que busca corrigir as atitudes más dos filhos, e podem ser: castigo físico, privação de algo que ele goste de fazer, isolamento ou repreensão. Alguns psicólogos ou pessoas de outros ramos de conhecimento menosprezam os métodos que o próprio Deus tem estabelecido, mas quem é que tem mais autoridade? É claro que devemos desprezar essas opiniões baseadas no achismo do próprio homem e aplicar o que a Palavra de Deus ensina.

      Essa responsabilidade, assim como a criação dos filhos é conjunta. Algumas vezes um dos cônjuges acaba se omitindo e deixando que apenas um cuide dessa parte. É claro que isso é muito conveniente para o cônjuge omisso, mas os filhos precisam entender que ambos prezam pelos mesmos princípios e agem de forma harmoniosa para o bem deles. Aquele que se omite acaba perdendo o respeito dos filhos e passa a ser visto como medroso, sem segurança ou sem liderança. E pior do que um se omitir é quando os dois não disciplinam seus filhos e estes acabam sendo crianças entregues a si mesmas, que não reconhece limites em suas vidas e que serão adolescentes, jovens e adultos problemáticos no futuro.

Provérbios 22.15: “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela”.

Provérbios 19.18: “Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de mata-lo”.

Provérbios 13.24; 23.13-14; 29.15-17; Hebreus 12.5-11.

 O mau exemplo de Eli. Não corrigia seus filhos – I Samuel 2.12-17; 22-25; 3.11-14. 

  1. Satisfação física através do relacionamento sexual

1ª Coríntios 7.1-5

 

VI - O RELACIONAMENTO FÍSICO DO CASAL

      Mesmo nos tempos em que vivemos onde as pessoas tem acesso a todo tipo de informações, falar de sexo ainda é um tabu para muita gente. Além desse problema tem aqueles que pensam que sabem, mas na verdade carregam conceitos errados durante muito tempo. No meio cristão pouco se fala sobre o assunto e muitas dúvidas rondam as mentes dos crentes. Mas como a Bíblia, a própria Palavra de Deus, trata o relacionamento físico do casal?

“... a Bíblia trata do sexo honesta e francamente. Ela não está  superpreocupada com o sexo, mas também não se envergonha dele. A Bíblia tem uma atitude positiva para com o sexo, como parte da criação de Deus. Mas como nas outras coisas da criação, o sexo também pode ser distorcido pelas criaturas imperfeitas. A expressão sexual é uma força poderosa para o bem ou o mal, dependendo de como o homem escolhe expressá-la. Portanto Deus estabeleceu um guia para a sexualidade humana.” KEMP, Jaime, p.42 
 

O PROPÓSITO DO ATO CONJUGAL

  1. PROCRIAÇÃO

Gênesis 1.28: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a...”

Gênesis 4.1: “Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim... ”

      A ordem para o primeiro casal é que eles deveriam multiplicar a humanidade, encher a terra. Deveriam ter filhos e filhas e assim nesse processo natural a terra seria preenchida com  a presença do homem.

      Deus criou o homem e a mulher com potencial para procriarem através do ato sexual. Através da conjunção carnal o homem emite através da ejaculação cerca de 200 a 600 milhões de espermatozoides, a célula reprodutora masculina. Destes milhões de espermatozoides apenas um vai lograr êxito, chegando ao fim da corrida e conseguindo penetrar o óvulo, célula reprodutora feminina, as duas células se fundem formando uma única denominada zigoto. Nesse momento ocorre a fecundação e dá-se o início do desenvolvimento do embrião, que posteriormente se torna o feto. Esse evento é o marco inicial da jornada do homem, é a concepção, o início da vida.

      Se o sexo foi criado para a procriação, é correto usar métodos anticoncepcionais?

      Sim, o sexo foi criado para a procriação, mas não só com esse objetivo como veremos adiante. Além disso, não é mais necessário multiplicar e encher a terra, pois ela já está habitada. O casal pode fazer um planejamento familiar, projetando o número de filhos que pretendem ter. Nenhum método anticoncepcional é 100% garantido, eles podem falhar e ocasionar a gravidez. Mas, cuidado, os métodos que impedem a união do espermatozoide com o óvulo, não possibilitando assim a concepção, são corretos, como a camisinha, a pílula (impede a ovulação) e o DIU (dispositivo intra uterino, que impede a subida dos espermatozoides pelas trompas). No entanto, aqueles que eliminam o zigoto, não são corretos, pois já houve a concepção, deu-se o início da vida, portanto, esses métodos dão fim a vida do ser que tinha se iniciado. (ex: pílula do dia seguinte).

Obs.: foi mencionado que o DIU pode não impedir a fertilização, eliminando o zigoto posteriormente. Se isso for verídico deve ser evitado esse tipo de método também.

      Deus deu sabedoria ao homem para desenvolver através dos métodos científicos meios de buscar a cura para enfermidades, prevenir doenças e meios para que a humanidade pudesse viver melhor. O avanço da ciência, a multiplicação do saber já estava previsto de antemão. Prevenir uma gravidez antes que esta ocorra é fazer uso de métodos para auxiliar no planejamento familiar e isto não significa violar uma ordem de Deus que não se encaixa no contexto atual.

  1. EXPERIÊNCIA DE ENTREGA

Gênesis 2.24,25: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.  Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.”

      No casamento os noivos deixam física, emocional e financeiramente seus pais, unem-se um ao outro, tornando-se uma só carne. O relacionamento físico é a experiência que indica a entrega total, é o momento onde há a consumação do casamento. Essa unidade física indica profunda e exclusiva intimidade.

      Não somente na Lua de Mel, mas sempre que ocorre o relacionamento sexual no casamento é uma reafirmação do compromisso, da entrega, que deve ser permanente até que a morte separe o casal.

  1. PRAZER CONJUGAL

Provérbios 5.18,19: “Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo tempo, e embriaga-te sempre com as suas carícias.”

      Um dos propósitos do sexo é proporcional prazer para o casal no seio de sua relação. Um deve desfrutar do outro, embriagando-se com as carícias. Um deve procurar a satisfação do outro. (1ª Coríntios 7.1-5). As necessidades emocionais e sexuais do marido e da esposa devem ser supridas no casamento, e cada um deve ter a necessidade sexual do outro como prioridade. Só se justifica a abstinência sexual em mútuo consentimento para um propósito específico – oração, e por um tempo curto e determinado.

     E o que fazer se não tenho vontade?

      Ora, não se deve fazer sexo por motivos egoístas e nem querendo algo em troca, mas sim para proporcionar prazer ao cônjuge.

      Se a questão é falta de desejo sexual, é algo que tem que ser muito bem analisado. A frigidez é caracterizada pela falta de desejo sexual e é um termo empregado para definir quando o homem ou a mulher não demonstra interesse pelo sexo. Isso pode ocorrer por alguns fatores:

     Problemas físicos – enfermidade ou deficiência orgânica como má  formação dos órgãos genitais, problemas hormonais.

     Problemas psicológicos – auto-estima muito baixa, insegurança, traumas, abusos sofridos no passado.

     Problema cultural – falta de educação e orientação sexual.

     Diante de alguma dessas dificuldades o casal não deve se acomodar, mas procurar auxílio de profissionais para remediar a situação. As vezes são coisas simples de serem resolvidas só esperando a decisão do casal de buscar a solução.

     Às vezes alguns homens sofrem de ejaculação precoce ou impotência sexual, e por simples orgulho, não procuram os profissionais da saúde para lhes ajudar nesse pequeno problema. Hoje em dia, existem tratamentos eficazes e não há motivo para não recorrer a eles.

     Algumas mulheres também tem algum problema que poderia ser solucionado, mas acabam optando pelo conformismo.                                                                                                              

     O livro de Cantares de Salomão mostra o amor e o relacionamento do rei Salomão com a Sulamita, talvez o único e verdadeiro amor que o rei tenha experimentado em sua vida. De forma romântica observamos o tratamento de um para com o outro de maneira carinhosa nas palavras, olhares, carícias e no relacionamento físico.

 Exemplos: Ct 1.2,4,10,15,16; 2.2-7, 10,16; 4.1-7; 5.2-4, 13-16; 6.3-10; 7.1-10; 8.5-7.

      Dificuldades nas relações sexuais trazem grande pressão no casamento.

      O que é lícito dentro do relacionamento sexual?

      A Bíblia mostra que tem alguns pecados sexuais, e estes não devem fazer parte do relacionamento físico no contexto do casamento: adultério – relacionamento sexual extraconjugal (Ex 20.14, Lv 20.10, Pv 6.32, Mt 5.27,28); fornicação – relacionamento sexual entre solteiros (Hb 13.4); homossexualismo (Rm 1.22-27, Lv 18.22 e 20.13); recusa de se relacionar sexualmente com o cônjuge sem justificativa e sem consentimento (1ª Co 7.1-5); fantasias sexuais ilícitas (Tg 1.14,15).

      Outros assuntos não são tão claros e acabam tendo posições diversas no entendimento de teólogos, pastores e outros estudiosos, como por exemplo, “A masturbação é errada? Segundo Jay Adams “a masturbação é claramente errada desde que constitui uma perversão do ato sexual”. Em agudo contraste, Charlie Shedd chama a mesma de “dom de Deus ... uma benção” a qual ajuda as pessoas a manterem o autocontrole e evitarem o intercurso sexual imoral. Entre ambos acha-se o ponto de vista de James Dobson, que acredita que ela não é uma questão tão importante para Deus, desde que não é sequer mencionada na Bíblia.” COLLINS, p. 246, no entanto o autor ainda esclarece que : “Embora suas idéias sobre a masturbação sejam diferentes, todos esses escritores concordam que a masturbação é quase sempre acompanhada de pensamentos luxuriosos. Tais pensamentos, como vimos, são errados, quer sejam ou não acompanhados de estímulo genital.”

      Algumas práticas causam dúvidas na mente dos casais, que devem nortear seus pensamentos seguindo certos princípios:

  • O que a Bíblia diz claramente não resta dúvida, é verdade absoluta. O que não é dito claramente deve ser analisado à luz de princípios bíblicos;
  • O argumento do silêncio não significa permissividade;
  • Podemos ter nossa posição baseada nos princípios bíblicos, nos estudos realizados por teólogos ou estudantes sérios;
  • Deve ser considerada a questão da consciência do outro (1ª Co 10.23-33);
  • Nada deve extrapolar o respeito, a consideração, a integridade física e a vontade do outro;
  • Deve ser considerada a questão da aparência do mal. (1ª Te 5.22)

 
 

VII – CONCLUSÃO:

      O estudo chega ao seu final sem entrar em outros assuntos relevantes para a família como, por exemplo, a questão das finanças e da comunicação. No entanto foi tratado a respeito do mistério que é o relacionamento de um homem com uma mulher, a origem do casamento e os princípios aprendidos como deixar pai e mãe física, emocional e financeiramente, unir-se, tornar-se uma só carne, e outros. Foi visto claramente a estrutura do casamento, sendo este monogâmico, heterossexual e permanente.

      Em outro momento foi tratado sobre as responsabilidades dos cônjuges dentro do casamento, sendo o marido responsável pela liderança e a devoção do amor incondicional e sacrificial à sua companheira, e a esposa tem como responsabilidades a submissão e o respeito ao marido, bem como procurar ser uma boa dona de casa. Ambos são responsáveis para criar e disciplinar seus filhos e  se satisfazerem mutuamente.

      A última parte do estudo traz à tona o relacionamento sexual como assunto ainda revestido de dúvidas, más informações e preconceitos. A Bíblia trata dessa questão de forma franca e desembaraçadamente, mostrando que o propósito do sexo é a procriação, mas também a satisfação do casal. É uma forma de expressão da intimidade, unidade e entrega um ao outro. 
 

VIII - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  1. COLLINS, Gary R., Aconselhamento Cristão, Vida Nova, São Paulo, 1995;
  2. KEMP, Jaime, O Lar Cristão, Editora SEPAL, São Paulo, 1999;
  3. RYRIE, Charles, A Bíblia Anotada, Editora Mundo Cristão, são Paulo, 1994;
  4. SILVA, Reinaldo Pereira  e, Introdução ao biodireito, LTR, São Paulo, 2002;
  5. https://osgumesdocutelo.blogspot.com/2011/02/sexo-entre-casados-eu-nao-quero-mais.html . acesso no dia 11/08/11 as 23:08.